A indústria da moda está em plena expansão no Brasil, apresentando altos índices de crescimento e diversos exemplos de empreendedorismo. Trata-se de um setor em que, devido à sua dinâmica e às características de seu ambiente competitivo, tem que buscar inovações continuamente, o que tende a manter “vivo” o “espírito do empreendedorismo” nos empresários do setor. Apesar disso, observa-se, uma carência de estudos e pesquisas sobre os atributos que os empreendedores do setor possuem. A fim de contribuir para o preenchimento desta lacuna, efetuou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, a qual se serviu de um instrumento estruturado que foi aplicado a uma amostra de empreendedores do setor, os quais foram selecionados por conveniência e acessibilidade. Como resultado, em que pesem as limitações do método de amostragem que, por não ser probabilístico, não permite generalizações, a pesquisa possibilitou a identificação dos principais atributos presentes nos empreendedores da indústria da moda, o que motivou reflexões sobre a teoria sobre empreendedorismo no sentido de se encontrar respostas que expliquem as possíveis relações encontradas.
Direitos autorais:
Este artigo pode ser utilizado para qualquer finalidade desde que respeitada a sua autoria. Para isso referenciá-lo da seguinte forma:
CARVALHO, Letícia Torres de; MACHADO, Marcela Cortez; SILVA, Newton Siqueira da; SOUZA, Renata de; GHOBRIL, Alexandre Nabil. Atributos dos Empreendedores na Indústria da Moda. Anais do IX SEMEAD. São Paulo, 10 e 11 de agosto de 2006.