São Paulo, segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Fatores que influenciam a decisão de compra de serviços de hospedagem

15/11/2006

Resumo

 

Título do trabalho: Fatores que influenciam a decisão de compra de serviços de hospedagem


O setor de serviços vem apresentando significativos índices de crescimento, exercendo importante papel na economia mundial e brasileira. Neste setor, o turismo é uma das atividades que possui maior relevância. Dentro do turismo encontra-se o segmento de hotelaria, o qual tem apresentado acirramento na competição em virtude da entrada de investimentos estrangeiros. Apesar de existirem diversas pesquisas sobre o segmento de hotelaria, observou-se uma lacuna no que se refere à determinação dos fatores que influenciam a decisão de compra de serviços de hospedagem. Objetivando contribuir para o preenchimento desta lacuna, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa que se serviu de um instrumento de coleta de dados estruturado baseado em um questionário, o qual foi aplicado, por meio de entrevistas pessoais realizadas pelos autores, a uma amostra não probabilística composta por 44 pessoas selecionadas por conveniência. Os resultados da pesquisa não permitem generalizações, mas possibilitaram identificar os fatores mais importantes na compra de serviços de hospedagem por tipo de estabelecimento, bem como propor relações para serem investigadas em estudos futuros.


Palavras-chaves: comportamento do consumidor, hotelaria, marketing de serviços.

 

AUTORES

NEWTON SIQUEIRA DA SILVA

Universidade Presbiteriana Mackenzie

newton.silva@mackenzie.com.br

RENATA DE SOUZA

Universidade Presbiteriana Mackenzie

ncg.renata@terra.com.br

NEWTON SIQUEIRA DA SILVA, RENATA DE SOUZA
Bookmark and Share
Rua Oscar freire, 2273, 2º andar, Cerqueira César, São Paulo-SP, CEP 05409-011
Fone: + 55 (11) 2537-9364 / 2537-9365