Por que usar o Google Ads (antigo Google Adwords) para fazer propaganda por meio de links patrocinados junto ao Google?

Anteriormente denominado Google Adwords, o Google Ads é a ferramenta do Google para o desenvolvimento e gestão de propagandas (“advertisement”) por palavra-chave.

Dependendo da configuração de sua campanha, o Google Ads permite que você divulgue seu produto por meio de links patrocinados das seguintes formas:

  • no Google, acima (no topo) ou abaixo (no rodapé) dos resultados de pesquisa: quando alguém efetua uma busca no Google, o Google utiliza seu algoritmo de busca para classificar as páginas que melhor atendem ao termo de pesquisa informado e usa o algoritmo do Google Ads para apresentar anúncios que mencionem esse termo de pesquisa como palavra-chave. Esse algoritmo do Google Ads avalia a relevância do anúncio, do conteúdo que será mostrado ao usuário do buscador e o interesse do anunciante em aparecer na busca para determinar os anúncios e a sequência em que os mesmos serão exibidos. É dessa forma que o Google Ads promove o marketing de busca, ou seja, a exibição de um anúncio com base nos termos de pesquisa informados pelo usuário.
  • ao lado, acima ou abaixo dos resultados da pesquisa no Google Play, Google Shopping, Google Maps e no app do Google Maps para celulares.
  • nos resultados da pesquisa em sites de parceiros de pesquisa do Google (Rede de Pesquisa do Google) : o Google possui parcerias com sites de pesquisa, os quais estendem o alcance dos anúncios a centenas de websites que não são do Google, mas também possuem mecanismos de busca, bem como ao YouTube e a outros sites do Google que nãos mencionados anteriormente.
  • na Rede de Display do Google: a Rede de Display do Google é formada por milhões de websites afiliados ao programa de divulgação do Google chamado Google AdSense. Na Rede de Display seu anúncio é segmentado para ser exibido em sites cujo conteúdo esteja relacionado com seu anuncio e palavras-chaves a pessoas que possuem o perfil que você definiu como seu público-alvo.

Que fatores potencializam a efetividade do Google Ads como ferramenta de marketing de busca?

A efetividade do Google Ads como ferramenta de marketing de busca por meio de propaganda por palavra-chave (links patrocinados junto ao Google) se dá devido aos seguintes fatores:

Cada vez mais as pessoas, seja para atender suas necessidades pessoais ou as relacionadas ao desempenho de suas funções no meio empresarial, recorrem aos buscadores na web. Cerca de 93% das interações na web começam por meio de mecanismos de busca;

O Google é o principal mecanismo de busca usado no Brasil e no mundo;

Quando alguém visualiza um anúncio apresentado nos resultados de busca do Google é por que esse anúncio/site/campanha está relacionado aos termos de pesquisa que foram informados na busca. Ou seja, esse anúncio está sendo visto por quem está pesquisando pelo que é oferecido, no exato momento em que essa pessoa está envolvida com o processo de compra;

Quando alguém vê seu anúncio apresentado pelo Google Ads em seus resultados de busca, nos demais sites do Google ou na Rede de Pesquisa do Google é porque seu anúncio e palavras-chaves estão relacionadas aos termos de pesquisa utilizados pela pessoa que usou o mecanismo de busca. Ou seja, a pessoa que clicou no anúncio está envolvida no processo de compra de seu produto e, por isso, efetuou uma busca relacionada a ele.

Quando alguém vê seu anúncio apresentado pelo Google Ads na Rede de Display é porque seu anuncio e palavras-chaves estão relacionados ao conteúdo do site que o apresenta ou as pessoas que estão visualizando anúncio possuem o perfil que você definiu como seu público-alvo.            Quando alguém clica em seu anúncio apresentado pelo Google Ads em seus resultados de busca, nos demais sites do Google, na Rede de Pesquisa do Google ou na Rede de Display do Google é por que seu anúncio despertou o interesse dessa pessoa, a qual pode estar efetivamente envolvida com o processo de compra. É somente nesse momento que você paga. Ou seja você só paga se alguém que está efetivamente envolvido com o processo de compra de seu produto ou se interessou por ele visitar seu site ou ligar para sua empresa. Quando anúncio é apenas visualizado e não gera visitas ao seu site ou ligações a partir dele, não existe cobrança. Se você deseja atrair novos visitantes para o seu website, aumentar suas vendas on-line, receber mais ligações ou fazer com que seus clientes retornem, o uso de campanhas de links patrocinados baseados em palavras-chaves pode ser bastante útil. Ele te possibilita alcançar as pessoas certas no momento certo: pessoas que estão pesquisando sobre o que você oferece ou que possuem o perfil correspondente ao seu público-alvo.

Mas como usar o Google Ads de forma eficiente e eficaz na prospecção de clientes, geração de leads e efetivação de vendas?

O desenvolvimento de uma campanha de marketing de busca com alto grau de efetividade usando Google Ads demanda o conhecimento sobre os recursos e ferramentas que o Google Ads possui e diversas competências tecnológicas, empresariais, de marketing, de comunicação e de geração de conteúdo.

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Aumente a efetividade de seu site nos processos de prospecção e vendas com o Marketing de Busca

Prospectar clientes, gerar leads (prospects qualificados) e vender são tarefas fundamentais para o crescimento de qualquer organização que atua em mercados competitivos. A prospecção consiste no uso das ferramentas de comunicação de marketing para a captação e qualificação de clientes potenciais (geração de leads). Para ser efetiva na prospecção, a comunicação de marketing deve atingir o público certo, na hora certa com a mensagem certa. Ferramentas de comunicação convencionais, tais como a propaganda, mala direta, e-mail marketing, telemarketing e venda pessoal tem por objetivo:

  • atrair para o produto que apresentam a atenção dos diversos públicos de modo a torná-lo conhecido;
  • propiciar a compreensão das necessidades que o produto que apesentam atende;
  • gerar o interesse dos públicos que possuem tais necessidades (prospects) para o produto que apresentam;
  • despertar o interesse dos clientes potenciais que compõem esses diversos públicos para a oferta que apresentam, motivando-os a se identificarem e a buscarem mais informações, motivando-os a se tornarem leads;
  • efetivar a venda.

A prospecção por meio da propaganda baseada em anúncios nos meios de comunicação tradicionais (revistas, jornais, televisão e rádio) ou digitais (portais de notícias, blogs, sites segmentados etc.) e pelo uso do e-mail marketing esbarram na dificuldade de alcançar os clientes potenciais e despertar-lhes seu interesse. O mesmo se dá com a prospecção por meio de telemarketing e vendas pessoais. Trata-se de um trabalho árduo, muitas vezes inglório, pois mesmo clientes potenciais podem não se interessar pela oferta apesentada por não estarem envolvidos com o processo de compra relacionado à necessidade que seu produto atende.

Para tornar mais efetivos os processos de prospecção e geração de leads e, dessa forma, aumentar a efetividade do processo de vendas, você pode se utilizar do Marketing de Busca.

O marketing de busca consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas digitais que visam fazer com que a comunicação de seu produto seja visualizada por quem está efetivamente procurando um produto que atenda às necessidades e desejos que seu produto atende, no exato momento em que esse cliente potencial está fazendo a busca na web.

O Marketing de Busca se serve basicamente de duas ferramentas: uso de propaganda (advertisement) por meio de palavras-chaves (links patrocinados usando buscadores, principalmente o Google por meio do Google Ads) e otimização do site visando uma melhor classificação dele na busca orgânica feita nos mecanismos de busca. O uso de tais ferramentas, desde que feito de forma eficiente, possibilita que empresas de qualquer porte possam competir com empresas maiores em pé de igualdade.

Comandada pelo Professor Dr. Newton Siqueira da Silva, a ASAP possui as competências e habilidades necessárias para fazer com que sua empresa possa se beneficiar dessas duas formas de Marketing de Busca. Para conhecer um pouco mais sobre o Marketing de Busca por meio de propagandas (advertisement) por palavra-chave usando links patrocinados junto ao Google Ads, clique aqui. Para conhecer um pouco mais sobre o Marketing de Busca por meio da otimização do site junto aos buscadores, clique aqui. Clique aqui para saber por que a ASAP Soluções é a sua melhor opção na hora de contratar uma agência para lhe oferecer serviços de consultoria e assessoria em Marketing Digital. Se preferir, entre já em contato pelo telefone (11) 2338-6040, celular (11) 95364-1619 (WhatsApp), e-mail clique aqui para fazer parte do seleto grupo de empresas que contou com a consultoria de nossa agência para aumentar a eficácia e a eficiência de suas ações de comunicação, prospecção e vendas na Internet visando se tornar um protagonista no mercado.

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