
O Google Ads é uma excelente ferramenta que, quando bem utilizada, pode contribuir efetivamente para aumentar a visibilidade de seu site na Internet. Um dos indicadores mais importantes para medir a visibilidade de um site no Google Ads é a impressão dos anúncios. Neste Post vamos explicar o significado desse indicador e de suas métricas e como elas podem ser usadas no aperfeiçoamento das campanhas no Google Ads. Para isso, vamos seguir um roteiro que visa responder as seguintes perguntas:
- O que significa uma impressão no Google Ads?
- Quais as métricas de impressão que o Google Ads oferece?
- Como a parcela de impressões é calculada para as campanhas no Google Ads?
- Como visualizar a parcela de impressões atual?
- Como obter uma maior parcela de impressões no Google Ads?
O que significa uma impressão no Google Ads?
Cada vez que um anúncio de sua campanha é exibido, o Google contabiliza uma impressão para o anúncio e para o grupo de anúncios e campanha a que ele pertence. Contabiliza também uma impressão para a palavra-chave que o acionou, bem como para o respectivo termo de pesquisa. Ou seja, o número de impressões indica o número de vezes que seu anúncio foi exibido levando-se em conta as configurações de sua campanha. Considerando-se esse indicador, o Google oferece um conjunto de métricas de impressão que permitem avaliar a exposição de seus anúncios. São elas:
- Parcela de impressões (IS);
- Parcela de impressões na parte superior;
- Parcela de impressões na primeira posição (ATIS).
Parcela de impressões (IS)
A parcela de impressões indica, em forma de porcentagem, o número de vezes que os anúncios de sua campanha no Google Ads foram exibidos em relação ao número total de impressões qualificadas. Ou seja: Parcela de impressões = número de impressões / número total de impressões qualificadas. O número total de impressões qualificadas indica o número total de exibições que o anúncio poderia ter tido e é estimado pelo Google Ads com base em diversos fatores, tais como: configurações de segmentação, status de aprovação dos anúncios e das palavras-chave e índices de qualidade que o Google Ads atribui a cada palavra-chave que compõe sua campanha no Google Ads. Os dados da parcela de impressões podem ser visualizados ao nível de conta (todas as campanhas), campanha, grupo de anúncio, e palavras-chave. A parcela de impressões é uma métrica de desempenho competitivo, ou seja, que permite avaliar seu desempenho no Google Ads em relação à concorrência. Com ela é possível avaliar o potencial que aperfeiçoamentos em sua campanha ou aumentos nos lançes e orçamentos podem proporcionar.
Parcela de impressões na parte superior
A parcela de impressões na parte superior, também designada por taxa da parte superior da página, indica, na forma de porcentagem, o número de vezes que os anúncios de sua campanha no Google Ads foram exibidos na parte de cima dos resultados de busca, ou seja, antes dos resultados da busca orgânica, em relação ao número total de impressões qualificadas. Ou seja: Parcela de impressões na parte superior = número de impressões do anúncio no Google Ads acima dos resultados da busca orgânica / número total de impressões qualificadas. Os dados referentes à parcela de impressões na parte superior podem ser visualizados ao nível de conta (todas as campanhas), campanha, grupo de anúncio e palavras-chave. A parcela de impressões na parte de cima é uma métrica de desempenho competitivo, ou seja, que permite avaliar seu desempenho no Google Ads em relação à concorrência. Com ela é possível avaliar o potencial que aperfeiçoamentos em sua campanha ou aumentos nos lançes e orçamentos podem proporcionar em termos de propiciar maior destaque para seu anúncio nos resultados de busca do Google.
Parcela de impressões na primeira posição (ATIS)
A parcela de impressões na primeira posição, também designada por taxa absoluta da parte superior da página, indica, na forma de porcentagem, o número de vezes que os anúncios de sua campanha no Google Ads foram exibidos na primeira posição do Google Ads em relação ao número total de impressões qualificadas. Ou seja: Parcela de impressões = número de impressões na primeira posição do Google Ads / número total de impressões qualificadas. Os dados referentes à parcela de impressões na primeira posição podem ser visualizados ao nível de conta (todas as campanhas), campanha, grupo de anúncio, e palavras-chave. A parcela de impressões na primeira posição é uma métrica de desempenho competitivo, ou seja, que permite avaliar seu desempenho no Google Ads em relação à concorrência. Com ela é possível avaliar o potencial que aperfeiçoamentos em sua campanha ou aumentos nos lances e orçamentos podem proporcionar em termos de propiciar maior destaque para seu anúncio nos resultados de busca do Google.
Como a parcela de impressões é calculada para as campanhas no Google Ads? Como visualizar a parcela de impressões atual?
Como obter uma maior parcela de impressões no Google Ads?
Agora que você já possui um entendimento sobre o que é impressão, as métricas relacionadas a impressões que o Google Ads oferece e a forma como essas métricas são alculadas pelo Google Ads, seguem algumas orientações sobre como proceder para obter um melhor desempenho nessas métricas para o seu negócio. Essas orientações objetivam:
- obter uma maior parcela de impressões no Google Ads;
- obter uma maior parcela de impressões na parte superior do Google Ads;
- obter uma maior parcela de impressões na primeira posição do Google Ads.
Como obter uma maior parcela de impressões no Google Ads?
A primeira questão a ser analisada é se o escopo da campanha no Google Ads não está amplo demais. Para isso é necessário avaliar se:
- a região de alcance definida para exibição do anúncio está adequada.
- o anúncio está sendo exibido no momento adequado.
- o anúncio está sendo exibido para o público realmente interessado em seu produto.
Como definir adequadamente a região de audiência para o anúncio de sua campanha no Google Ads?
Imagine uma rede de restaurantes que opere na cidade de São Paulo atendendo seus clientes localmente por meio de suas lojas físicas no horário das 18h às 23h e que utilize uma campanha no Google Ads para oferecer seu serviço de delivery das 18h às 2h40, apenas para a cidade de São Paulo. Se essa rede não delimitar a região de abrangência da audiência de sua campanha no Google Ads, seus anúncios poderão ser visualizados por pessoas que não estão em sua área de atendimento e que sequer estão procurando por delivery de refeições nessa região podendo, inclusive, gerar gastos desnecessários decorrentes de cliques feitos por essas pessoas que não pertencem ao seu público-alvo. Como resultado dessa exposição indevida, o algoritmo do Google Ads reduz a estimativa de conversão das palavras-chave relacionadas a esses anúncios, o que faz que eles sejam visualizados com menor frequência, reduzindo, assim, a parcela de impressões. Por outro lado, caso a rede de restaurantes delimite adequadamente a região de audiência de sua campanha no Google Ads, seus anúncios só poderão ser visualizados por pessoas que pertencem ao seu público-alvo, ou seja, por pessoas que estão em sua área de atendimento ou que estão procurando por delivery de refeições nessa região. Isso faz com que o algoritmo do Google Ads aumente a estimativa de conversão das palavras-chave relacionadas a esses anúncios, o que faz com eles sejam visualizados com maior frequência, aumentando, assim a parcela de impressões. Ou seja, para você aumentar sua parcela de impressões no Google Ads é de fundamental importância que você defina adequadamente a região de abrangência da audiência dos anúncios de sua campanha no Google Ads a fim de garantir que você não está anunciando indevidamente para regiões que não consegue ou não pretende atender. Caso isso esteja ocorrendo e você não tenha feito a segmentação por localização ou a tenha feito de forma ainda muito abrangente, convém rever esse ponto.
Como definir o melhor momento para exibir o anúncio de sua campanha no Google Ads?
Imagine uma rede de restaurantes que opere na cidade de São Paulo atendendo seus clientes localmente por meio de suas lojas físicas no horário das 18h às 23h e que utilize uma campanha no Google Ads para oferecer seu serviço de delivery das 18h às 2h40, apenas para a cidade de São Paulo. Se essa rede não restringir o horário de exibição de seus anúncios de acordo com seu horário de expediente em sua campanha no Google Ads, seus anúncios poderão ser visualizados por pessoas que estão procurando delivery de refeições em horários antes ou depois do horário de expediente da rede, podendo, inclusive, gerar gastos desnecessários decorrentes de cliques feitos por essas pessoas que não pertencem ao seu público-alvo casos anúncios não mencionem o horário de funcionamento das lojas da rede. Por outro lado, casos anúncios mencionem o horário de funcionamento, eles provavelmente serão ignorados pelas pessoas que o estão visualizando, já que elas que, em geral, elas procuram delivery de refeições para consumo imediato. Esse comportamento faz com que o algoritmo do Google Ads reduza a estimativa de conversão das palavras-chave relacionadas a esses anúncios, o que faz que eles sejam visualizados com menor frequência, reduzindo, assim, a parcela de impressões. Por outro lado, caso a rede de restaurantes programe adequadamente o horário de exibição de seus anúncios em sua campanha no Google Ads, esses anúncios só poderão ser visualizados por pessoas que pertencem ao seu público-alvo, ou seja, por pessoas que estão procurando delivery de refeições para consumo durante seu horário de funcionamento. Isso faz com que o algoritmo do Google Ads aumente a estimativa de conversão das palavras-chave relacionadas a esses anúncios, o que faz com eles sejam visualizados com maior frequência, aumentando, assim a parcela de impressões. Ou seja, para você aumentar sua parcela de impressões no Google Ads é de fundamental importância que você defina adequadamente o horário de exibição dos anúncios de sua campanha no Google Ads a fim de garantir que você não fique anunciando indevidamente em horários em que não está apto para atender. Caso isso esteja ocorrendo e você não tenha feito a programação de anúncios ou não a tenha feito de forma adequada, convém rever esse ponto.
Como focar de forma adequada o público-alvo de sua campanha no Google Ads?
Ao se criar uma campanha focando apenas o Google ou Rede de Pesquisa do Google, o Google Ads oferece a possibilidade de segmentação com base nas seguintes variáveis demográficas: idade, estado civil e renda. Já para as campanhas baseadas na Rede de Display Google, o Google Ads permite a segmentação por variáveis demográficas (idade, estado civil, renda e estado parental, ou seja, se a pessoa é pai ou mãe). O mesmo se aplica às campanhas de vídeos do Google Ads. O uso desse tipo de segmentação pode ser interessante para fornecer um foco mais preciso para a campanha, com a ressalva de que a efetividade desse foco depende da confiabilidade desses dados, os quais são obtidos da seguinte forma:
- Através das informações fornecidas pelas pessoas em suas contas Google: isso só é possível quando as pessoas fazem buscas estando com sua uma sessão de sua conta Google iniciada por estar usando algum serviço do Google (Gmail, Google+, Google Cloud, . . . ) e desde que essas pessoas tenham autorizado previamente ao Google usar essas informações.
- Através das informações fornecidas por sites parceiros que partilham suas informações com o Google, desde que essas pessoas tenham autorizado previamente esses sites parceiros a compartilharem esses dados.
- Por meio de cookies instalados no YouTube ou em sites da Rede de Display, os quais permitem ao Google armazenar um identificador no respectivo navegador de Internet e, dessa forma, associar certas características demográficas à pessoa com base no perfil de navegação dessa pessoa. Além da segmentação por variáveis demográficas, Campanhas da Rede de Display podem ser segmentadas de acordo com o interesse da pessoa, a qual permite que o anúncio seja elegível para aparecer em qualquer página da Rede de Display do Google ou no Youtube, desde que esses veículos possuam conteúdos relacionados com os tópicos selecionados na configuração da campanha. O uso da segmentação demográfica nas campanhas do Google, da Rede de Pesquisa, da Rede de Display e de vídeos pode ajudar sua campanha a ter um foco mais preciso, podendo, assim, contribuir para um aumento da parcela de impressões do anúncio no Google Ads; Contudo, a efetividade dessa segmentação no Google Ads depende da qualidade das informações coletadas, pelo que recomenda-se seu uso com as devidas ressalvas. Quanto ao uso da segmentação por interesse (tópicos), ela é de fundamental importância para se garantir foco para as campanhas da Rede de Display e de video e, desse modo, aumentar a parcela de impressões de sua campanha.
- Segmentando a campanha por palavras-chave
Como fazer para que minha empresa possa usufruir de todo potencial do Google Ads?

Como você pode ver, o domínio do Google Ads requer um treinamento profundo para se obter o conhecimento dos recursos e ferramentas que ele oferece. Além disso, a criação de campanhas efetivas no Google Ads demanda diversos conhecimentos e competências que somente são obtidos ao longo do tempo, com muita pesquisa, estudo, dedicação e experiência.
Surge, então, a questão: como fazer para que minha empresa possa usufruir de todo potencial dessa ferramenta?
A resposta é: contratando uma empresa de consultoria especializada no Google Ads. Clique aqui e entenda melhor por que contratar um serviço de consultoria especializado. Ou seja, se você quer vencer na Internet é importante que você escolha uma agência ou consultoria que reúna todas as competências tecnológicas, empresariais, de marketing, de comunicação e de geração de conteúdo para o desenvolvimento de campanhas no Google Ads com a máxima efetividade.
Venha vencer na Internet usando Google Ads! Conte com a experiência e a capacidade da consultoria e assessoria de nossa agência para fazer a diferença para sua empresa. Clique aqui e saiba por que escolher nossa agência para ajudar sua empresa a se beneficiar de todo potencial que o Google Ads pode lhe oferecer para garantir que sua empresa obtenha sucesso em suas campanhas de links patrocinados. Se preferir, entre já em contato pelo telefone (11) 2338-6040, celular (11) 95364-1619 (WhatsApp), e-mail clique aqui para fazer parte do seleto grupo de empresas que contou com a consultoria de nossa agência para aumentar a eficácia e a eficiência de suas ações de comunicação, prospecção e vendas na Internet visando se tornar um protagonista no mercado.
Por que contratar os serviços de uma consultoria no Google Ads (antigo Google Adwords)?
É inegável que a Internet tem se tornado, cada vez mais, um campo de batalha de grande importância entre as empresas na busca de melhores resultados para seus negócios. Ano após ano, as empresas têm investido cada vez mais em ações para aumentar a visibilidade e o reconhecimento de suas marcas e produtos na Internet a fim de não só torná-los mais conhecidos, mas também visando prospectar clientes potenciais, gerar leads (prospects qualificados), gerar cotações e propostas e aumentar suas vendas.
Por que contratar os serviços de consultoria de especialistas no Google Ads?
Antes de contratar uma consultoria para o desenvolvimento de suas campanhas de links patrocinados no Google Ads saiba que:
1. O Google possui uma ferramenta para criação de campanhas na Internet bem simples de usar, o Adwords Express.
2. O Google Ads é uma ferramenta mais complexa, mas o Google oferece consultoria gratuita para você montar sua primeira campanha no Google Ads.
3. Existem diversas agências e consultorias oferecendo serviços de divulgação na Internet baseados no Google Ads.
Por que contratar os serviços de uma consultoria para o desenvolvimento e gerenciamento de suas campanhas de links patrocinados no Google Ads?
1. O Adwords Express é uma ferramenta fácil e rápida de usar, pois oferece poucos recursos para a geração de campanhas de links patrocinados. E, justamente por isso, a não ser que você atue em um mercado com pouca competição on-line, são mínimas as possibilidades de o uso do Adword Express propiciar resultados interessantes para o seu negócio.
2. A efetividade de uma campanha no Google Ads requer competências que vão além do domínio de seus recursos e ferramentas, tais como:
– Conhecimentos de estratégia empresarial;
– Domínio das estratégias de marketing;
– Habilidades de comunicação, redação e geração de conteúdo;
– Capacidade analítica;
– Conhecimentos tecnológicos.
3. O pessoal do Google é especialista nos recursos do Google Ads, mas não domina as demais competências necessárias para o desenvolvimento de campanhas efetivas no Google Ads.